10 coisas que você precisa saber antes de criar um blog


1° Leve a sério: A primeira coisa que você precisa saber é que quem tem um blog leva muito a sério a "vida" de blogueira, e se você quer entrar nesse "mundo" você precisa levar a sério, isso significa, ter compromisso com seu blog, assim como qualquer compromisso importante. Não adianta você criá-lo e abandoná-lo. É claro que existem dias em que estamos "cansados" assim como um trabalho normal, mas se for o caso programe algumas postagens para facilitar seu dia a dia.

2° Você tem gastos: Sim! Conforme seu blog for crescendo terá gastos com ele. Não digo que você precisa comprar produtos para fazer resenha, roupas para fotografar look do dia e etc. Mas vai precisar investir em um layout com a sua identidade e claro, o domínio (.com) para que seu blog fique mais profissional.

3° Não é fácil criar conteúdo todos os dias: Haja criatividade! Para postar todos os dias, além da criatividade, você precisa ter paciência! Não adianta você fazer uma postagem com pressa porque isso não vai te levar a nada. Não é fácil criar conteúdo e se você quer ter um blog precisa pensar nisso antes de criá-lo! Se você não tiver interesse em atualizar seu blog todos os dias ou pelo menos um dia sim e um dia não, fica difícil as pessoas o acompanharem.

4° Estude o tema: Como eu disse acima, não é fácil criar conteúdo e se você fizer uma postagem de qualquer jeito, sem dominar o assunto e etc você passará vergonha falando o que não sabe. É como se você fosse apresentar um trabalho para todos da sala de aula e não soubesse o que falar sobre o assunto abordado. Então, antes de criar a postagem pesquise para saber mais e não escrever qualquer coisa. As pessoas que vão ler o seu blog estão atrás de informações, se você colocar informações falsas a pessoa sairá mal informada é claro.

5° Escreva certo: Não há nada pior do que postagens com erros ortográficos. Primeiro que é muito feio entrar em um blog e ver a pessoa escrevendo "seje", "voçê", ou colocando pontuações onde não deve. Segundo que você está ali para passar informações e dar a sua opinião, ninguém leva a sério a opinião de uma pessoa que não sabe escrever direito né? Leia muito, aprenda ortografia e só depois disso crie um blog.

6° Saiba lidar com críticas: Em todo lugar haverá pessoas para te julgar, apontar seus erros e etc. O que você deve fazer é ignorar essas pessoas ou levar a crítica como uma "dica" para melhorar o seu blog. Ignorar é melhor que discutir, geralmente as pessoas que te criticam só querem saber de te machucar/irritar e fazer você desistir. Se você sabe que está criando um conteúdo bacana e seus leitores estão curtindo, pra que se importar com uma pessoa que veio te criticar? Engolir a crítica é melhor do que ficar cutucando quem te criticou. 

7° Você não ganha fama/dinheiro da noite para o dia: Muitas pessoas entram na blogosfera por interesse em ganhar dinheiro, ser famosa na internet e ganhar presentinhos das parcerias. Mas não é tão simples assim. Primeiro: Se você entrou na blogosfera pra ganhar dinheiro já começou errado, esse não é seu lugar. Segundo: Se você não ama o que faz nunca terá reconhecimento. Pense nisso. Essas blogueiras famosas lutaram muito para chegar onde estão, não é atoa que elas são reconhecidas por um público fiel e por marcas grandes. Além da luta elas amam blogar, e isso ninguém tira delas. 

8° Números não significam nada: Algumas parcerias quando entram em contato sempre querem saber o número de seguidores que você possui nas redes sociais e no blog, mas o que elas não pensam é que: Números não significam nada! Não adianta você ter 10.000 curtidas na sua página sendo que nem 50 pessoas são leitores fiéis do seu blog. O que conta são quantas pessoas estão sempre voltando no seu site, estão sempre comentando e etc. Eles sim são seus leitores fiéis. Ou seja, não adianta você ficar pedindo curtidas, pedindo para as pessoas te seguirem no blog, porque o que vai contar são as pessoas que realmente se importam em ler seu blog.

9° Amizade/Concorrência: Assim como "na vida real", existem amigos de verdade e concorrentes/inimigos! Você tem que estar ciente de que muitas pessoas podem se aproximar de você por interesse! E aqui você também se decepciona com as pessoas. É triste dizer mas o número de blogueiras que te tratam como concorrência é grande, isso é estranho, porque ao invés de se unir elas querem se afastar e ter "o mundinho" só delas. É importante saber que você não cresce sozinho. Uma das partes boas de ser blogueira é construir laços de amizade!

10° Não é tão fácil como parece: Deu pra perceber que ser blogueiro(a) não é apenas criar uma conta no blogger/wordpress. Aqui nós também precisamos de disciplina, honestidade, sinceridade, companheirismo, paciência, criatividade, agilidade, originalidade, e muitas outras coisas para que nosso blog tenha reconhecimento. E mesmo que apenas uma pessoa leia o seu blog diariamente você precisa dar valor nessa pessoa, pois mesmo que seja uma, e não cinquenta, você está sendo reconhecido pelo que faz. 

Gostaram das dicas? Espero ter ajudado! Se tiver mais coisas que as blogueiras iniciantes precisam saber e que não foram citadas acima deixe nos comentários! Beijos.

>>Clique aqui<< e leia: 27 Coisas que só os blogueiros entendem (Blog da Cami)