Escolhendo lugares para fazer um book fotográfico pessoal

Tirei essa foto com meu celular. *-*

Finalmente resolvi fazer esse post aqui no blog! Faz tempo que estava planejando e ele não saia dos meus rascunhos. Hahaha. Decidi falar sobre a escolha de lugares para fazer um book fotográfico pessoal, e ele servirá tanto para as pessoas que querem trabalhar com fotografia quanto para quem quer fazer uma sessão de fotos para guardar de recordação! Lembrando que estou dando apenas a minha opinião sobre o assunto...

Muitas pessoas quebram a cabeça pensando em lugares para fazer um ensaio, mas o que eu posso dizer é que: Qualquer lugar pode rolar uma sessão fotográfica! Percebi isso depois que comecei a fotografar o cotidiano e ver o quanto ele é fotogênico! Incrível como até o portão do vizinho me rende boas fotos! Haha.

Sempre procuramos por lugares que possuem árvores, flores, céu aberto, lago, e etc. Algo que complemente a foto da pessoa, algo que deixe a pessoa mais à vontade e que ajude a nossa fotografia a ficar mais bela! Eu simplesmente amo fotografar as pessoas com essas paisagens! Só que há pouco tempo percebi que um book pode ser feito em qualquer lugar! (Demorei mesmo para perceber isso, desculpa sociedade.) Numa rua qualquer, dentro de um restaurante/bar, em uma ponte, ou sei lá, em qualquer lugar que faça a pessoa se lembrar de algo que a fez feliz, será especial. Pois você estará fotografando a essência da pessoa e não apenas "um lugar bonito".

"- AH, não estou entendendo Nathália". Um exemplo: Você e seu namorado se conheceram em uma balada, como o dia foi legal e emocionante, você pode querer guardar essas lembranças em fotos, pensando nisso acaba escolhendo e reservando o local da balada onde se conheceram para fazer um ensaio, pronto! Vocês fizeram um ensaio dentro de um lugar que traz muitas lembranças boas e que vocês dois querem guardar para sempre: onde se conheceram, onde tudo começou. Entenderam?

Toda vez que vou fotografar alguém eu peço para que a pessoa escolha o lugar, porque ela pode ter um lugar preferido, um lugar que queira guardar de recordação, um lugar que se sinta à vontade e etc. (E geralmente elas querem que eu escolha o lugar.) Particularmente, prefiro deixar a pessoa escolher, geralmente elas querem lugares que tem muitas árvores e flores, isso com certeza nos deixa mais à vontade né? É muito bom sentir a natureza enquanto estamos sendo fotografados! Mas, é aí que eu te pergunto: Esse lugar é especial pra você? Você vai se sentir à vontade? Tem que ter algum motivo para você estar ali, seria mais emocionante se tivesse!

Por isso quero dar um conselho à você que quer um book para guardar de recordação: não deixe que o fotógrafo escolha o lugar por você, pense bastante nos lugares da sua cidade, aqueles no qual você vai olhar e ter lembranças incríveis! Assim como ser fotografado com amigos em dias de festinhas/encontros, as pessoas que estão com você são especiais, ou seja, aquele lugar se tornou especial. Quando você olhar as fotos com seus amigos lembrará daquele dia. 

Bom, mudando um pouco de assunto, confesso que a cada dia que passa meu olhar e minhas opiniões sobre a fotografia mudam! Não sei se isso é bom ou ruim, só sei que está me fazendo pensar mais além sabe? Está me fazendo refletir no quanto é importante captar a essência da pessoa/do lugar/do objeto ou de qualquer coisa que seja. Percebo que os cliques precisam ser importantes, não quero mais "desperdiçar" cliques! E acho que todos deveriam pensar nisso!

Espero que tenham gostado da minha opinião! Qual a sua opinião sobre escolher o lugar para fazer um book? Não se esqueçam de que as fotografias serão guardadas e lembradas a vida inteira... Com certeza você vai querer ser fotografado em um lugar especial! 

Mais dicas: