Como fazer poses em um ensaio fotográfico

Cami do blog Chá de Calmila fotografada por mim. ♥

pedidos de uma leitora que respondeu a pesquisa de público eu vou falar sobre como fazer "poses" em um ensaio fotográfico. Vamos deixar bem claro que eu não sou nenhuma profissional nesse assunto e estou dando apenas a minha opinião. rs




1° Não existe "poses" para um ensaio fotográfico:

Dependendo do ensaio que você -quiser- não existe "poses" para fotos... Geralmente as poses são mais usadas em fotos feitas em estúdios. Eu sempre achei fotos de estúdios muito superficiais, porque eles "manipulam" a pessoa para fazer poses como se fossem robôs, não só as poses, até mesmo os sorrisos! Sabe quando você fica com aquele sorriso falso/forçado? Então... Fala sério, é chato ter uma pessoa falando: "Agora sorri, agora abraça, agora beija, agora deita, coloca a mão na boca, coloca a mão na cintura" e ai acaba que todos os clientes possuem fotos profissionais com as mesmas poses, para mim fica muito superficial sim! E é por isso que eu opto em fazer fotos externas! Porque o ambiente que a pessoa escolhe, inspira a ser ela mesma!


2° A melhor pose é ser você:

Sim, a melhor pose é ser você! Se soltar, balançar cabelo, sorrir o quanto quiser, correr, pular, sentar, dançar e tudo mais! Tudo que você está sentindo naquele momento você tenta transmitir para o fotógrafo. Que é isso que ele quer. Captar a sua essência, seus sentimentos, suas ações e não sua "pose"! Ser espontâneo é o melhor termo a se usar. Se inspirar em fotos de outras pessoas também é uma boa para você não sair com a mesma "cara" em todas as fotos...




3° Opte por fotos externas:

Sabe porque digo isso toda vez que alguém me pergunta algo sobre fotografia? Primeiro porque eu não curto foto em estúdio mesmo e segundo: é que você tem a opção de escolher o local onde será fotografada(o), isso é ótimo para você se soltar e mostrar quem você é! Um lugar inspirador faz com que você haja naturalmente na hora do ensaio, é claro que tem algumas pessoas que ficam com vergonha de serem fotografados na frente de outras, mas gente isso não é um problema! Se solta, seja você sempre, e quando as pessoas estiverem olhando melhor ainda!  kk Pode ter certeza que será um dia gostoso e diferente pra você.


4° Esqueça que tem uma pessoa te fotografando:

Toda vez que vou fotografar alguém a primeira coisa que eu falo é: Esquece que estou aqui, finge que você está sozinha(o). Hahahaha. Eu acho que isso tranquiliza mais as pessoas na hora de serem fotografadas, e com certeza fica mais fácil de enxergar algo além daquilo que se vê.


5° Direção:

É óbvio que existe uma direção quanto a forma que você precisa se posicionar, quando o fotógrafo te pede pra ficar em tal lugar, e etc. Eu costumo falar para a pessoa agir naturalmente! É claro que eu peço para a pessoa colocar a mão em tal lugar, mas eu não vou lá segurar a mão dela e colocar -onde eu quero- entende? Eu acho muito chato aqueles fotógrafos que sai lá do lugar deles pra colocar a mão da pessoa no lugar que ele quer que esteja. E por achar isso chato não gosto de fazer com as pessoas. Os cliques vão acontecendo conforme a interação do fotógrafo com o cliente. E como eu disse gente, a melhor pose é ser você, então seja! E se quiser "treinar" algumas poses, treine em casa, mostrando seu sorriso no espelho, conhecendo seu melhor perfil, isso ajuda bastante! O autorretrato por exemplo é ótimo para você se acostumar com uma câmera na sua frente, isso faz com que você se conheça melhor também. :)


6° Observações:

Depois de tudo que falei alguns podem até me julgar, porque dei a minha opinião sobre o assunto. Mas eu acredito que as poses são feitas mais em ensaios temáticos, porque neles o fotógrafo quer algo específico nas fotos, e as poses acabam sendo muito importantes na finalização do trabalho. Por exemplo, se você for fazer um book para entregar em agências de modelos, precisa de poses específicas, mas fique tranquila que o fotógrafo saberá lidar com isso, agora se você for fazer apenas um book de 15 anos, fotos que sejam para guardar de recordação e tals, aconselho você a ser espontânea e ter um pouquinho de intimidade com seu fotógrafo pra que ele te conheça melhor e saiba mostrar seu interior e não apenas o seu exterior! :D


Resumindo: Não tem pose certa nem errada, seja você. :) Espero que a minha opinião faça você olhar a fotografia com "outros" olhos. Até porque a pose não é a coisa mais importante de uma fotografia. Deixe sua opinião aí nos comentários sobre esse assunto: 

Como fazer poses em um ensaio fotográfico?


* Todas as fotos deste post 
foram tiradas por mim.