Saúde: Tudo sobre cabelos oleosos


    Oi gente! A dica de hoje é para a saúde de nossos cabelos. Esse post vale tanto para as mulheres quanto para os homens. Até porque homens também sofrem com a oleosidade nos cabelos né? Hahaha


Sobre a oleosidade: "O cabelo tanto pode ser oleoso por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas. O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a chance de perda de cabelo.

A oleosidade dos cabelos pode vir acompanhada de seborréia ou caspa (dermatite seborréica) é uma das doenças mais comuns relacionadas a oleosidade excessiva dos cabelos, acomete cerca de 2 a 5% da população, sendo mais freqüente no sexo masculino. Pode ser mais intensa nos recém-nascidos e a partir da adolescência. Já nos adolescentes, devido ao estímulo hormonal, as glândulas sebáceas estão em maior atividade, por isso, os adolescentes estão mais propícios ao problema."

Ah... Então é por isso que além de termos o cabelo oleoso, acabamos sofrendo ainda mais com a queda dos cabelos, até porque eles ficam mais frágeis! E homens cuidado viu?! A oleosidade pode deixar vocês carecas, e posso dizer que muitos homens tem medo disso. Hahaha

Causas da Oleosidade: "A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem agravar o problema. A oleosidade se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada por fatores genéticos."
Tratamento: "Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar a fim de que o médico possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la."
Bom, a sorte é que temos as opções de cosméticos como por exemplo: Xampus e loções que são indicados para cabelos oleosos e quedas. Apesar de que alguns produtos não funcionaram no meu cabelo... Então talvez seja melhor eu procurar um médico mesmo. KK
Dicas para manter um cabelo oleoso saudável:
  • Evite usar condicionadores próximos à raiz dos cabelos ou xampus que contenham condicionadores na sua fórmula (2 em 1). São um “veneno” para seus cabelos.
  • Use o condicionador, só nas pontas.
  • Evite lavar a cabeça com água quente, uma dica importante, se o espelho embaçar significa que a água esta quente demais.
  • Lave o cabelo todos os dias em água morna ou fria e com xampus à base de substâncias desengordurantes (hamamélis, jaborandi e castanha-da-índia).
  • Mantenha o secador distante dos cabelos e principalmente do couro cabeludo e na temperatura morna ou fria.
  • Evite bebida alcoólica.
  • A hidratação pode ser feita uma vez ao mês.
  • Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
  • Cuidado com o estresse, ele pode aumentar a produção de oleosidade.
  • Não passe as mãos e evite escovar muito o cabelo, para não estimular a produção de sebo.
  • Use xampus adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
  • Se além da oleosidade tem caspa e coceira, pode ser a dermatite seborréica. Neste caso, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Curiosidades:

Só cabelos lisos são oleosos: mentira. Geralmente os cabelos finos, lisos e com pouco volume tendem a ser oleosos. Mas cabelos grossos e cacheados também podem sofrer com o problema. A diferença é que as ondas e o frizz impedem que o sebo seja espalhado pelo comprimento dos fios, então ele se concentra na raiz. 

Lavar os cabelos todos os dias piora o problema: mentira. Só a lavagem pode diminuir a oleosidade natural dos fios. Lavando os cabelos todos os dias, o aspecto gorduroso diminui e a produção desse óleo pode rarear. 
Xampu adstringente ajuda a diminuir a oleosidade: verdade. O xampu adstringente apresenta uma maior quantidade de lauril, (agente que trabalha na extração de resíduos nos fios), que ajuda a diminuir a oleosidade dos fios. 
Passar a mão nos cabelos aumenta a oleosidade: verdade. Os resíduos presentes nas mãos aumentam a oleosidade dos cabelos, deixando-os mais sujos e consequentemente com um aspecto mais gorduroso. Se você não resiste, o ideal é mantê-los presos. 
Quem tem cabelo oleoso não pode usar leave-in: mentira. A oleosidade só aumenta se o produto for passado na raiz dos cabelos. Mas, quando passado do meio até as pontas, ele aumenta o brilho e deixa os fios protegidos contra o excesso de poluição e os raios ultravioletas.
Passar talco ajuda a disfarçar o problema: verdade. O talco tem o poder de disfarçar o efeito oleoso nos cabelos. Mas, de acordo com o cabeleireiro, a diferença não é muito grande e existem riscos do couro cabeludo apresentar alguma rejeição ao produto, havendo coceira, por exemplo. 
Cabelos oleosos crescem mais rápido: mentira. O crescimento dos cabelos está diretamente ligado ao DNA de uma pessoa. O fato de eles serem oleosos ou secos não interfere em nada. 
As caspas são características exclusivas dos cabelos oleosos: mentira. As caspas podem ser características de problemas do couro cabeludo em geral, e não necessariamente do couro cabeludo oleoso. Mas o excesso de sebo pode favorecer o aparecimento do problema, principalmente se houver resíduos de xampu e condicionador na cabeça. Secar os fios com o secador e evitar dormir com eles molhados contribui para diminuir a caspa. 
Lenços e bonés aumentam a oleosidade: verdade. Quando o couro cabeludo é abafado, acontece um aumento da produção natural do óleo. Quem já apresenta o problema deve evitar o uso desses acessórios. (Cuidado homens)
Cabelos oleosos não precisam de hidratação: mentira. Os cabelos oleosos também precisam de hidratação, principalmente para evitar o enfraquecimento dos fios. O ideal é usar produtos específicos e aplicar somente do meio até as pontas.

1° Receita:



2° Receita:



3° Receita:




Gostaram do post? Muitas pessoas estavam me pedindo pra fazer uma postagem sobre cabelos oleosos, e acho super válido pesquisar sobre isso, até porque eu também tenho cabelos oleosos. A partir de agora com certeza tomarei mais cuidado com a oleosidade, até porque pode trazer problemas futuros, como caspa e queda. Espero que o post tenha te ajudado. Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo. :)

Acompanhe o blog nas redes sociais:

 Fan Page | Twitter | Twitter do blog | FLICKR | Ask 


Fontes: 
http://portalbraganca.com.br/
http://www.minhavida.com.br/
http://dicaparacabelos.blogspot.com.br/