Entrevista: Isadora Ribeiro


    Oi gente! Hoje trago mais uma entrevista para vocês! E dessa vez é com a linda e querida fotógrafa Isadora Ribeiro! 


A Isadora além de fotógrafa também é blogueira, acreditam? Pois é! E o blog dela além de ter muito conteúdo, tem um grande diferencial... 99% das fotos que ela coloca nas postagens é tirada por ela, os textos que ela escreve são coisas que acontecem em seu dia a dia, e isso faz com que o público fique mais próximo de sua vida e dos seus 2 amores: Fábio (namorado) e Lucy (sua vira-lata linda de morrer)! Não é atoa que o blog se chama: NA NOSSA VIDA.

Encontrei a Isa sem querer no Facebook, e como sempre a – cara de pau- aqui, tomou coragem e adicionou ela no “Face”. Nem acreditei na hora que ela aceitou! Fiquei muito feliz, pois assim que vi as fotos dela e o blog comecei a admirar a sua personalidade e seu jeito de viver a vida. Posso dizer que lendo o blog da Isa aprendi muitas coisas... Principalmente o fato de que a vida é simples e nós que complicamos tudo.

Sobre a entrevista: Eu amei as respostas da Isa, ela foi super sincera e atenciosa ao responder as perguntas. Amei saber um pouquinho mais sobre ela, e de como tudo começou.... Espero que vocês também...

Vamos a entrevista?

Nome: Isadora
Idade: 22
Cidade onde mora: São Paulo


NAHBOA: Quem é Isadora Ribeiro?

ISA: Uma mulher de 22 anos que sonha, pensa um pouco de tudo, ama demais e escreve e fotografa sobre tudo isso, sempre em busca do equilíbrio.

NAHBOA: Conte um pouco do seu dia a dia:

ISA: Ultimamente estou terminando a faculdade, minha vida esta um pequeno caos até fim de novembro. Divido meu tempo com o TCC, cuidados da casa - já que eu e meu namorado somos freelancers e nossos estúdios ficam nela-, atualização do meu blog, pesquisando e organizando ensaios tanto como locação, estilo dos looks e editando projetos atuais. 

NAHBOA: Como começou a sua paixão por fotografia? E com qual idade começou a fotografar?

ISA: Meu pai quando eu e meus dois irmãos éramos pequenos, sempre fotografou tudo e cada movimento nosso. Segundo minha mãe, chegava a cansar um pouco vê-lo sempre com uma câmera e todo o trabalho e valor dos negativos e de filmagem na época. Mas, depois de grande quando vejo que ele tem um armário repleto de fotos nossas e totalmente espontâneas, percebo como é valioso recordar e reviver um pouco de nós em cada época e fase da vida. É mágico ter um pouco da nossa essência ali. Acredito que começou dai. Sempre fui de fazer ensaios para mostrar looks de moda que eu gostava, mas nada profissional. Meu interesse profissional foi quando comecei a faculdade, em 2009 e comprei uma câmera T1i. Fui encoraja pelo meu namorado na época a sair do meu emprego de especialista de sistemas e investir nisso. E fui caminhando.

NAHBOA: Além da fotografia, você tem paixão por outra profissão ou por algum hobby?

ISA: Vários. Acho que me envolvi com de tudo um pouco nessa pouca vida: ballet, pintura em tela, música, literatura, teatro. Claro que não consigo realizar tudo, o tempo não permite infelizmente, mas o pouco que posso manter de cada paixão no dia a dia, procuro segurar perto de mim.

NAHBOA: O que você mais gosta de fotografar? Exemplo: animais, pessoas, paisagens e etc...

ISA: Minha primeira paixão por fotografia como arte, foi quando comecei a fazer autorretratos que começou da necessidade de querer unir literatura e alguns textos que eu escrevia com as fotos tiradas. Logo depois, comecei a fotografar pessoas, principalmente mulheres. Gosto de passar sentimentos, naturalidade, expressões e espontaneidade das pessoas e seus detalhes através das fotos.

NAHBOA: Para você o que leva uma pessoa ser reconhecida/reconhecido como fotógrafo?

ISA: Acredito que pelo diferencial do seu olhar. Acho que isso não quer dizer ângulos "malucos" ou edições fortes. Mas, tantas vezes pela simplicidade na edição, pequenos cuidados que fazem diferença e dedicação em observar a luz, traços das pessoas e seus detalhes na personalidade. Sensibilidade e dedicação são tudo.

NAHBOA: Cite algumas músicas que te dá inspiração na hora de fotografar:

ISA: Eddie vedder, Led zeppelin, Rolling stones, Beatles e Jhonny Cash. Quase todas dos citados, em diferentes momentos para diferentes casos, sempre tem uma delas que se encaixa para o momento pra mim.

NAHBOA: Nos dê uma dica: Qual o melhor programa para editar fotos profissionais?

ISA: No geral, edito minhas fotos no Lightroom e finalizo no Photoshop Cs5. Cada caso é um caso e um conceito, além do mais hoje em dia tem opções para todos os gostos.

NAHBOA: Qual é a sua câmera e lente preferida?

ISA: Uso para trabalhos uma 5dMarkII, mas no dia a dia a Canon t1i, ela foi minha primeira câmera e é do coração até hoje. Vá entender. Desde que comprei a 24-70mm não tirei mais da câmera, é ótima.

NAHBOA: Você leva a sua câmera para todos os lugares, ou costuma levar apenas um celular para fotografar quando encontrar algo interessante?

ISA: Levo celular por praticidade e segurança também. Atualmente tenho feito muitas fotos com celular, alguns até me questionam se não foi com uma DSLR. Dá para treinar o olhar, a luz e também registrar algum momento mais inusitado.

NAHBOA: Conte-nos qual foi a sua melhor experiência como fotógrafa, e qual foi o seu maior mico enquanto estava fotografando...

ISA: Quando me perguntaram se eu fazia books e eu ainda não sabia se era isso que eu realmente gostaria de fazer da vida, faltava coragem. Essa mensagem pra mim foi como um "puxão" para correr atras do que eu queria fazer.

Micos são vários! Gosto de conhecer e me envolver em cada história das pessoas que fotografo para deixá-las a vontade, sempre damos boas risadas. Mas, acredito que o meu mico "geral" é quando estou fotografando, faço careta demais e algumas poses engraçadas, todas meninas e modelos sempre comentam isso, já sou carinhosamente chamada de sapinho. Hehe

NAHBOA: Cite alguns fotógrafos que você admira. (Tanto famoso, quanto “desconhecido”):

ISA: Fabio Stachi, Luciana Faria, Leandro Neves, Susi Godoy e Fabio Oliveira.

NAHBOA: Dê dicas para as pessoas que estão começando agora a fotografar, e pretendem levar isso como profissão:

ISA: Precisa de amor, mas também é preciso muito esforço. É um trabalho como qualquer outro: exige pesquisa diária, estudo, muita observação e sensibilidade. Ainda vivo buscando e trabalhando tudo isso e acredito que isso nunca terminará, é um ciclo de inovação e percepção pessoal e profissional trabalhando juntos.

NAHBOA: Uma frase que te define:

ISA: Posso dizer duas? hehe "Conhece- te a ti mesmo." Sócrates e "Para ser grande, sê inteiro. Nada teu exagera ou exclui". Fernando Pessoa

TOP 3°:

 Mostre a primeira foto que você tirou na sua vida com uma câmera profissional:


ISA: Essa foto foi a primeira, com uma Sony do meu irmão. Por ironia já foi um autorretrato, baseado em um filme (não me lembrou qual) que tinha visto e achei o efeito da silhueta bonito e tentei reproduzir.


 Mostre a foto que você considera ser a melhor de todas:







ISA: Eu coloquei duas, porque minha caminhada com a fotografia teve dois momentos. Os autorretratos me marcaram muito e até hoje são ensaios que guardo no coração. Esta primeira foto, "Otelo e desdêmona" foi meu primeiro ensaio assim baseado em uma peça que eu estava ensaiando para o teatro.

A segunda foto, já foi para um trabalho editorial de que gostei muito de fazer pois me direcionou para uma linguagem de moda que eu tanto queria fazer. A produção foi bacana, o lugar, conceito, modelo e maquiadora, todas ajudaram muito e conseguimos um resultado bacana.

 Mostre a foto que você considera ser a pior de todas:


ISA: A Flávia (modelo da foto) é maravilhosa e o lugar onde estávamos era incrível. Achei que não consegui tirar o melhor proveito disso. Sempre quando olho essa foto penso que poderia ter ficado melhor (embora eu estava em cima de um cano me equilibrando) em termos de luz e talvez se fosse um nu total. 


Ameeeeeei essa entrevista! E vocês? Gostaram? A ISA é uma fofa! 

PS: Deixo aqui mais um agradecimento para a Isa: Muito obrigada por ter aceitado responder a entrevista aqui para o blog, desejo todo sucesso do mundo pra você, pois sei que será merecido!

Para finalizar a postagem com muito amor, aqui estão minhas fotos preferidas tiradas por ela:












Acompanhe a Isadora em suas redes sociais: