Saúde: Olheiras


    Criei essa categoria no blog pois sei que preciso cuidar da minha saúde também, e se eu falar sobre isso aqui com certeza vou pesquisar mais sobre as causas, como evitar, e tudo mais... Espero que tirem proveito disso também para a melhora da sua saúde.

E hoje decidi falar sobre OLHEIRAS. Sei que todas as pessoas sofrem com esse mal, eu por exemplo fico na internet a madrugada inteira, quase todos os dias, então isso faz com que as olheiras de panda apareçam. KK. Infelizmente não consigo dormir cedo, então a única coisa que posso fazer é tentar evitar com outros métodos... Eliminar olheiras não é tarefa apenas de uma boa noite de sono. Existem outros fatores que contribuem com o aparecimento das olheiras, como excesso de sol, cigarro, má alimentação e hereditariedade. 






Cuidado com o rímel!


 Às vezes, as olheiras podem ser resultado do excesso de maquiagem. Isso por que o rímel, depois de seco, pode ficar mais poroso e alguns resquícios do produto acabam caindo sobre a parte inferior dos olhos. Essas partículas se espalham e escurecem a região. Por isso, é muito importante tirar bem a maquiagem antes de dormir, de preferência, com um demaquilante cremoso.

Passe o corretivo com ligeiras batidinhas:


Você costuma esfregar o corretivo na região dos olhos? Pare já com isso! Como a pele dessa região é muito sensível, esse contato pode fazer com que as olheiras escureçam ainda mais. O ideal é passar o corretivo dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.

Sol demais pode dar olheiras:


Tomar sol estimula a produção de pigmentação, colaborando para o aparecimento das olheiras. O ideal é passar protetor no rosto todo e, se você tem tendência a ter olheiras, aposte em um protetor com fator mais alto na região dos olhos.

... Uma (duas, três, quatro) noites de sono...


Olheiras profundas causadas pelo cansaço e falta de sono podem não sair apenas com uma noite de sono. Trata-se de uma rotina. Para amenizar as olheiras, é preciso descansar bem sempre.

Reduza o sal:


Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal! 


Diminua o álcool:



O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece, porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água.


Alergias, asma e eczema:
Qualquer condição que provoque coceira nos olhos pode contribuir para a formação de olheiras, devido à fricção ou coçar de pele em seu redor. Algumas alergias alimentares também podem fazer com que a área debaixo dos olhos pareça mais escura.
Anemia:
A falta de nutrientes na dieta, ou a falta de uma dieta balanceada, pode contribuir para a descoloração da área debaixo dos olhos. Acredita-se que a falta de mineral de ferro pode também causar olheiras. A deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia e esta condição é um sinal que não está a chegar oxigênio suficiente aos tecidos do corpo.
A pele também pode ficar mais pálida durante a gravidez e a menstruação (devido à falta de ferro), permitindo que as veias debaixo dos olhos se tornem mais visíveis.
Medicamentos:
Todas as medicações que causem dilatação dos vasos sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça, porque a pele sob os olhos é muito delicada e qualquer aumento do fluxo sanguíneo é revelado através da pele.
Fadiga:
Condições como a fadiga e um estilo de vida acelerado fazem a sua pele ficar mais pálida, o que faz com que as suas olheiras assumam o protagonismo, permitindo que o sangue sob a pele se torne mais visível e parece mais azul ou mais escuro.
Idade:
É mais provável que as olheiras se tornem mais visíveis e permanentes com a idade. Isso ocorre porque as pessoas envelhecem, a sua pele perde colágeno, tornando-se mais fina e translúcida. As olheiras podem também começar a aparecer gradualmente mais escuras num olho do que no outro.



Batatas:

 Corte duas fatias finas e coloque uma sobre cada pálpebra. Após 20 minutos, lave o rosto com água fria.

Camomila: 

Coloque 1 colher (chá) das flores em ½ xíc. de leite fervente. Espere 30 segundos. Coe e aplique com um algodão.

Flores de limeira: 

Ferva um punhado delas em 250 ml de água, por dez minutos. Deixe esfriar, coe e faça compressa várias vezes por semana.

Hortelã: 

Prepare um chá com a erva e leve-o ao freezer até ficar bem geladinho. Passe num algodão e deixe a compressa agir por 15 minutos.

Pepino:

 Distribua as rodelas em volta da região ocular. Além de amenizar as olheiras, ele ajuda a atenuar o inchaço. 



Lave o rosto com água fria:

 Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto com água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras, e sim o contrário. A água morna promove uma vasodilatação, o que favorece o seu aparecimento. "Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras". 


Aplique hidratantes: 

Eles têm a mesma função da água quente, especialmente se usados logo ao acordar.

Massageie a região ao redor dos olhos: 

Com a ponta dos dedos, faça movimentos suaves. Com isso, você aumenta a irrigação sanguínea.

Capriche no corretivo: 

Escolha um que seja do mesmo tom da sua pele. Passe primeiro uma base, para disfarçar a mancha escura, e só depois o corretivo - do canto interno para o externo.

Água gelada:

Quer uma dica mais simples que essas receitas? Pegue uma água bem gelada coloca no algodão e faça compressa. Ou esfregue o algodão no gelo do congelador mesmo, e coloque nos olhos, fique por uns 20 minutos.

Gostaram das dicas? Espero ter ajudado vocês. :)

Me acompanhe também nas redes sociais: